Eventos online: muito mais necessários do que você pensa!

eventos online

Não tem jeito: os eventos online são a opção no momento para reunir equipes, clientes e parceiros em um… Evento!

Com o atraso da vacinação no Brasil, não há como correr risco reunindo pessoas em um local, então vamos para o computador; ainda que seja cansativo, os negócios, ofertas, empreendimentos e lançamentos não podem parar. Com a difícil economia que temos hoje, os setores que conseguem se manter online não só podem, como devem fazê-lo.

Aqui temos visto e vivido experiências variadas, concretas e que podem servir de exemplo para muita gente!

Atualização com qualidade pela tela do computador

Entre o fim de abril e início de maio, a Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) apresentou a 25a edição de seu Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf). Este é o segundo maior evento anual realizado pela sociedade, que geralmente leva mais de 2 mil participantes ao Maksoud Plaza Hotel, no centro de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi feito em um ambiente totalmente online, com vasta programação científica dividida em seis salas simultâneas. Após a apresentação das aulas, havia discussão ao vivo com os professores e moderadores envolvidos, e os participantes podiam enviar perguntas. Para isso funcionar, a organização e planejamento começam meses antes.

Fácil? Nem um pouco. O formato totalmente virtual exige grande estrutura e uma equipe dedicada à organização e transmissão do evento – neste vídeo, é possível conhecer um pouco desses bastidores. Então, não se engane: é muito trabalho para entregar um produto de qualidade!

Aquecimento de mercado com entrega de conteúdo

Durante a primeira semana de maio, a Konica Minolta Healthcare do Brasil apresentou a Semana da Radiologia – todas as tardes, houve apresentação de palestras online, abertas aos colaboradores, parceiros, clientes e público geral.

Entre os temas abordados, estiveram a Evolução da Radiologia, Soluções para Radiologia e Mamografia, e a Importância do Mercado Público. A empresa contou, em cada palestra, com uma média de 80 participantes.

O evento ocorreu em link específico que exigiu a identificação de cada um e, assim, a Konica Minolta pôde se certificar de quem teve interesse em participar. Ao fim do evento, foi feito o anúncio de promoções exclusivas para a venda de suas soluções para Diagnóstico por Imagem durante todo o mês.

O casamento de entrega de conteúdo diferenciado à oferta de produtos e serviços é sempre bem visto: há credibilidade e a certeza de que você está lidando com uma empresa que se importa com sua operação e com detalhes.

Um novo canal de eventos

Se você reclama de participar de eventos online – quando sabemos que é a opção atual para atualização e contato com parceiros e mercado -, você vai parar de reclamar quando conhecer bastidores e notícias por trás desse setor.

A área foi uma das mais afetadas com a pandemia; 3 milhões de profissionais de diversas categorias – garçons, cozinheiros, recepcionistas, tradutores, organizadores de feiras e cerimônias, montadores, motoristas, manobristas, músicos, atores – ficaram desempregados, construindo um cenário bastante preocupante.

Por isso, empresas, entidades e mercados que conseguem manter suas operações online, entregando conteúdo, relacionamento e emprego, devem sim fazê-lo. Porque toda opção de manter a economia girando e mais pessoas empregadas é extremamente bem-vinda em uma crise sanitária e econômica.

Olhando para esse cenário com quase 20 anos de experiência, a jornalista e diretora de eventos da SPR, Priscila Zanolini, resolveu recentemente inaugurar um canal no YouTube, chamado “Aprendendo com Eventos”, em que conta as dificuldades, levanta oportunidades e compartilha seus conhecimentos da área. Ela conta com entrevistados, que também ajudam a trazer luz ao tema, e sempre chama os internautas a trazer suas dúvidas, alegrias e medos.

Em um momento tão tenso para este setor, contar com um canal específico feito por alguém extremamente competente e ciente da situação é um diferencial. Deixo o convite para conhecer o canal e, claro, fazer parte dessa grande troca de informações que a internet proporciona. Soluções e novos caminhos podem surgir de onde menos esperamos!