Podcast: você tá ouvindo?

podcast

Muitas ferramentas online cresceram exponencialmente com a pandemia – e o podcast foi a principal delas. Sim, é o rádio, mas customizado: só com suas histórias, com suas notícias, com seus atores, suas séries, os jornalistas ou locutores preferidos. É o conteúdo versátil, que você leva com você enquanto faz outra coisa. Os multitarefas deste século agradecem.

Ainda que a mídia tenha surgido em 2004 – em 2006, foi fundada inclusive a Associação Brasileira de Podcasters, a abPod -, 2019 é considerado o ano dos podcasts. Foi quando o Ibope fez uma pesquisa que mostrou que, dos então 120 milhões de internautas, 50 milhões já tinham ouvido um podcast, ou 40% do total. Metade deles tinha formação superior ou pós-graduação.

A mesma pesquisa, no entanto, mostrou o potencial de crescimento da mídia, já que 32% não sabiam o que era um podcast.

 

podcastE então veio a pandemia

Possivelmente, a busca por informação de qualidade e também por conteúdos de tipos diferentes, para fugir da monotonia de ficar trancado em casa, impulsionou o aumento de ouvintes no ano passado.

O Ibope já tinha mostrado os momentos em que os brasileiros mais gostavam de consumir a mídia – deslocamento era o maior deles, mas havia ainda tarefas domésticas, atividades físicas, no trabalho, navegando na web e antes de dormir.

O Spotify, um dos maiores serviços de sreaming de música de todo o mundo, encerrou 2020 com 1,9 milhão de podcasts, e só no terceiro trimestre do ano passado viu o consumo desse formato aumentar em 200%.

Em junho do ano passado, o Brasil liderava o ranking de países onde a produção de podcasts mais tinha crescido desde o início da pandemia. O relatório State of the Podcast Universe, publicado pela norte-americana Voxnest, apontou que, naquele momento, os top 3 de criação eram Brasil, Reino Unido e Canadá.

 

Só ouça…

Os podcasts fazem hoje tanto sucesso que já nasceu uma rede social só para áudios: o Clubhouse, por enquanto disponível apenas para usuários de iPhone. Em fevereiro, já tinha atingido 8 milhões de downloads.

A ideia agradou outras redes sociais, que já estudam e prometem funcionalidades semelhantes, ou seja, salas de áudio sem a troca de mensagens escritas ou imagens, em que você pode só entrar e ouvir o que é transmitido no momento, ou pedir para participar também.

O Facebook promete desenvolver algo semelhante, e o Twitter já tem salas em teste no Brasil.

 

Os podcasts mais ouvidos do Brasil

 

No Google, durante a quarentena de 2020:

  1. NerdCast
  2. Xadrez Verbal
  3. O Assunto
  4. Boletim Folha
  5. Panorama CBN
  6. Foro de Teresina
  7. Um Milkshake Chamado Wanda
  8. Gugacast
  9. Matando Robôs Gigantes
  10. 99Vidas – Nostalgia e Videogames

 

No Spotify, em 2020:

  1. Horóscopo Hoje
  2. Café da Manhã
  3. Primocast
  4. NerdCast
  5. Flow Podcast
  6. Autoconsciente
  7. O Assunto
  8. Mamilos
  9. Inglês do Zero
  10. Filhos da Grávida de Taubaté