Ouço essa pergunta com certa frequência. Será que não ler é regra?

Pois não é, não.

É claro que um texto enorme, ainda mais online, sobre tema que não te interessa dificilmente vai ser lido por você. Então, ok, textos online podem ser menores. Recursos como subtítulos e listagens em itens podem ajudar a quebrar o ritmo e atrair a leitura – são, inclusive, ferramentas pedidas pelo Google para melhor posicionar um texto em sua busca. Ninguém quer blocão.

Mas não se engane:

  • Tem gente que prefere ler a ver vídeo ou ouvir podcast;
  • Quando o assunto te interessa, você lê, sim;
  • E, às vezes, é preciso escrever para levar o conteúdo para outro meio, como um vídeo, por exemplo. Roteiros e argumentos precisam ser bem feitos.

Qualquer crise pede uma boa comunicação

Tenho acompanhado muitos webinars e lives de instituições de saúde, exatamente porque cobrimos esta área. E é impressionante a quantidade de apresentações de médicos e lideranças na saúde que alerta: mantenha a boa comunicação neste momento de pandemia!

E não se comunica sem texto. Seja escrito ou um roteiro para gravação, o texto está lá: precisa ser claro, bem escrito e, de preferência, sem erros.

É aquela velha história:

Não estamos no hospital.

X

Não, estamos no hospital.

Onde você está afinal?

E por que boa comunicação na pandemia importa? Porque você precisa dizer para os pacientes por qual porta podem entrar e por qual corredor devem seguir. Quais cadeiras estão liberadas para ele ou para outros. Quais são as boas práticas de higiene para manter a pandemia longe.

Para os profissionais de saúde, é preciso explicar o que é feito pela instituição, investimentos, mudanças de fluxo, divisões de horários. É necessário avisar se haverá mais deles em férias, ou se novas contratações serão feitas exatamente pelo momento. E isso, considerando apenas dois dos públicos mais afetados por esta crise sanitária.

É só com boa comunicação que você organiza o cenário e prepara todos para as novas etapas.

O seu texto pode ser importante para alguém

Se o seu conteúdo é bem feito, traz boas informações e é bem redigido, tenha certeza de que vai chegar a quem importa. As pessoas leem quando o tema interessa a elas.

Não deixe de escrever e de aprender coisas novas para melhorar sua redação. Um bom texto esclarece e gera confiança. Não à toa, há tantos blogs na internet – as pessoas querem expressar o que sabem, compartilhar e até serem referência em seus assuntos.

 

Pular para o conteúdo