É muito comum pegarmos uma frase de 8, 10, 15 palavras que poderia conter 6 e dar o mesmo recado. Por mais surpreendente que pareça, um dos segredos para escrever bem – escritores de todo o mundo sempre se desafiam com isso – é escrever menos.

Veja:

“O lançamento do nosso novo produto será realizado no dia 5 de março, a partir das 10h, na nossa plataforma online.”

Podemos dizer que:

  • Se é lançamento, só pode ser novo;
  • Será realizado = será;
  • 5 de março é um dia mesmo, então não precisamos enfatizar isso;
  • A partir das 10h: é como se você estivesse assumindo que vai atrasar, o que não é legal – entra lá e fica esperando que uma hora a gente começa;
  • Plataforma online e nada é a mesma coisa – onde raios será esse lançamento?

Portanto:

“O lançamento do nosso produto será em 5 de março, às 10h, na nossa intranet OU em live no nosso Instagram OU em nosso site” – e dê o link específico.

 

A necessidade de ser complexo e rebuscado

Na nossa rotina de produção de conteúdo, vemos textos feitos com formalidade exagerada, sem que o contexto exija, ou com acúmulos de palavras para tornar rebuscada uma frase que, de repente… Do que é que você está falando mesmo?

Veja:

“O lançamento do nosso novo produto será realizado no dia 5 de março, a partir das 10h, na nossa plataforma online. 

Nosso produto possui a mais alta tecnologia de ponta, ideal para quem quer estar à frente de seu tempo, atendendo seus consumidores e clientes com diferenciação em relação a seus concorrentes.

Não deixe de participar desse momento especial, único e que fará a diferença no modo como você conduz seus negócios.”

Podemos dizer que:

  • O primeiro parágrafo já alteramos;
  • Nosso produto possui – não, ele tem mesmo. Simplifique esse verbo;
  • A mais alta tecnologia de ponta: isso não é tecnologia demais, não?
  • Estar à frente de seu tempo – é realmente necessário convidar a estar à frente do tempo que é o mesmo para todo mundo?
  • Consumidores e clientes – podemos usar um só? Qual é o seu? Qual você usa no seu negócio?
  • Com diferenciação em relação a seus concorrentes – se é diferenciado, deve ser sobre seus pares mesmo;
  • Não deixe de participar: você convida usando um negativo logo no início. Dá para ser mais aberto.

Portanto:

“O lançamento do nosso produto será em 5 de março, às 10h, na nossa intranet OU em live no nosso Instagram OU em nosso site. 

Nosso produto tem alta tecnologia, ideal para quem quer estar à frente, atendendo seus consumidores de forma diferenciada e única.

Participe desse momento especial, que mudará o modo como você conduz seus negócios.”

 

Fontes que amamos para escrever melhor

Pular para o conteúdo