Seu microfone está desligado

reunioes-online

Muitas pessoas apostam que a frase mais falada de 2020 foi “seu microfone está desligado”. Afinal, com home office e tanta reunião online, quem nunca, não é mesmo?

A verdade é que as reuniões por computador parecem ser mais cansativas do que as feitas pessoalmente – e, de fato, são. Há estudos mostrando isso.

Segundo um trabalho desenvolvido pela Universidade do Estado de Norfolk, na Virgínia, as pessoas têm mais dificuldade em se concentrar nesse tipo de reunião por um motivo simples: só é possível ver o rosto das pessoas nessas chamadas, e sem linguagem corporal, tudo fica mais difícil.

Nossas palavras constituem só 15% do total da nossa comunicação; o restante é composto por gestos, posição e movimentos. Sem eles, precisamos nos concentrar mais ao enxergar apenas o rosto das pessoas, o que traz mais estresse e cansaço.

Claro, há outras questões cansativas nesse cenário: falhas e problemas técnicos, os delays de transmissão e a rotina de uma residência invadindo a sua reunião – campainha, porteiro, criança, cachorro, vizinho…

E esse cansaço todo já tem nome.

 

Fadiga de Zoom: uma doença modernareunioes-online

O fenômeno da fadiga de Zoom, que define o cansaço e estresse causado por reuniões virtuais, já foi reconhecido até pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). E, claro, ainda que o Zoom leve a culpa, a patologia vale para todos os aplicativos.

A ABP fez uma pesquisa com psiquiatras entre agosto e outubro de 2020, e identificou que 54% deles perceberam aumento nas queixas dos pacientes com excesso de videoconferências; ainda, 68% dos profissionais aumentaram as prescrições de psicoterapia, já que seus pacientes parecem mais estressados e ansiosos.

E dá pra evitar? Bem, dá para testar algumas iniciativas:

  • Faça pausas entre reuniões, levante, se alongue, olhe pela janela e tente não agendar eventos com horários emendados;
  • Tente combinar com chefe e colegas para que as reuniões não passem de 45 minutos;
  • Essa reunião poderia ter sido um email? Esse questionamento vale para reuniões online e presenciais – quanta reunião inútil já não vimos, não é mesmo?;
  • Não interessa o que pregam os gurus da produtividade neste momento: não seja multitarefas! Valorize o foco; faça uma coisa de cada vez;
  • Procure ter um hobby offline, que não use telas.